Lembrando que o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criado em 1962 por iniciativa do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, para dar proteção aos interesses dos consumidores, a data só foi legitimada 23 anos depois pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), elevando tais direitos a diretrizes internacionais celebradas no dia 15 de março.
Mas, como fazer com que esta data comemorativa contribua efetivamente para transformar o cotidiano do consumidor, que, muitas vezes, mal sabe quais são seus direitos mais elementares? Acreditamos firmemente que conhecimento e educação são a base para as mudanças de que necessitamos.
Em Santos, o PROCON, órgão da Prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e conveniado à Fundação PROCON/SP, trabalha intensamente nestas duas vertentes. Além disso, todo o esforço da equipe vem sendo concentrado na aproximação do órgão de defesa do consumidor de seu principal cliente: o cidadão-consumidor. Isto porque acreditamos, sinceramente, que tal aproximação, aliada à facilitação do exercício desse direito de cidadania estimula a formação de consumidores mais conscientes de seus deveres e direitos.
Assim, durante toda esta semana vem acontecendo na praça central do Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, nº 549) o Balcão do Consumidor – uma parceria do PROCON/Santos com o Centro Universitário São Judas Tadeu (Campus UNIMONTE), já na sua quinta edição – com a prestação de serviços de orientação, esclarecimento de dúvidas, entre outros assuntos do dia a dia dos consumidores.
Outra ação que concretiza essa aproximação são os postos avançados de atendimento instalados por toda a cidade, multiplicando os locais disponíveis ao cidadão. Hoje, temos em pleno funcionamento os postos do PROCON-UNIMES, PROCON-UNIMONTE, PROCON-UNISANTA e PROCON-CONCAIS.
Agora, através de mais uma parceria a custo zero para o Município, o Prefeito Paulo Alexandre entrega aos consumidores o quinto posto avançado de atendimento do PROCON/Santos, que funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro de Ensino Superior Strong, localizado na Av. Conselheiro Nébias, nº 159, Vila Nova, em Santos, e, por isso, carinhosamente batizado de PROCON-STRONG.
A nova sede terá um diferencial em relação as demais: cuidará exclusivamente da elaboração de cálculos aos consumidores, os quais serão feitos pelos alunos da instituição de ensino, sob a supervisão de professores, ação esta que vai de encontro às premissas ditas acima, pois até então este serviço não era disponibilizado à população. Apenas para exemplificar, o consumidor que pretendesse questionar a taxa de juros aplicada a um contrato de financiamento (empréstimo pessoal, de veículos ou de imóvel) ou aquela praticada em outros produtos financeiros (cheque especial ou cartão de crédito), precisava trazer consigo o cálculo com os valores que reputasse corretos para poder abrir a reclamação conosco, já que o pedido tem que ser certo e determinado (além de líquido).
Doravante, este serviço – mais um incorporado aos já prestados pelo PROCON/Santos – passa a ser oferecido gratuitamente aos consumidores, além de possibilitar aos alunos a experiência na prática de situações que farão parte da sua atuação profissional depois de formados.
Por isso, consumidor santista, comemore o seu dia e conte com o PROCON/Santos como seu aliado na defesa de seus direitos. Parabéns!