CONHEÇA MINHA HISTÓRIA

Apresentação

Formação Acadêmica

Advogado, mestre em Direito do Consumidor e Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

Experiência Profissional

Professor universitário e de pós-graduação, é autor de vários artigos científicos e das obras “Responsabilidade Civil Objetiva” (esgotada) e “O Direito do Consumidor na visão do STF e do STJ”. É ex-diretor do PROCON/Santos. Atualmente, conferencista, palestrante e sócio proprietário do escritório Quaresma Espinosa Advogados.

Breve Resumo

Tenho pai engenheiro e mãe advogada. Quando fui prestar vestibular, assinalei os dois cursos como minhas opções. Fui aprovado em ambos. Iniciei Engenharia Civil de manhã e Direito à noite, mas só consegui conciliar as duas faculdades por uma semana. Aquele tempo foi o suficiente para me mostrar qual eu não quereria seguir. E olha que não é fácil tomar uma decisão dessas com apenas 17 anos. Não tinha certeza se seguiria com o Direito até o final, mas sabia que com a Engenharia tinha parado ali. Definitivamente, aquela não seria minha praia…

Durante o curso de Direito, enquanto muitos colegas sonhavam com as carreiras públicas (Magistratura, Promotoria, Delegado de Polícia), eu começava a tomar gosto pela Docência. Tive excelentes professores e muitos deles serviram de inspiração para mim, em especial meu professor de Direito Civil (e hoje colega de docência), Francisco Eduardo Loureiro.

Trajetória Profissional

Assim, quando estava prestes a me formar, tive mais uma certeza: a de que queria ser professor, além de advogado. Alguns colegas me convidavam para fazer cursos preparatórios para concursos, mas a minha animação era me preparar para advogar e lecionar na Faculdade de Direito.

Eu me formei em 2000, na saudosa Turma XI da UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), da qual tive o privilégio de ser orador. Já no início de 2001, recém aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, prestei o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu (Mestrado), cuja área de concentração era a dos Direitos Difusos e Coletivos.

Eu me lembro de ser o mais jovem inscrito – e aprovado – naquele processo de seleção. Lembro-me, ainda, de cursar uns módulos com alguns dos que tinham sido meus professores na graduação.

com-a-beca---no-inicio-de-tudo
PRIMEIRA CONTRATAÇÃO COMO PROFESSOR TITULAR

Na Universidade

Naquele mesmo ano de 2001, fui convidado por um amigo professor para substituí-lo nas aulas da graduação em Direito junto à Universidade Paulista (UNIP), campus Paz. Ficava em Santo Amaro, capital.
Lá fiquei por mais de um ano, quando, em 2003, veio a minha primeira contratação como professor titular. Foi pela Universidade Ibirapuera, também em São Paulo. Lá fiquei até 2006 e tive oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, que muito me ajudaram – e me ensinaram – naquele início. Dentre eles, posso citar o hoje Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro. Santista como eu, e uma pessoa simples, pronta e disposta a ajudar, muito me orientou nos primeiros passos da docência.
LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO

Publicação da Dissertação de Mestrado

Indicada para a Coleção Saberes em Tese, como a melhor do programa no ano de 2014

Em 2007 iniciei as minhas atividades como professor em Santos. Foi no Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), atualmente pertencente à Universidade São Judas Tadeu (USJT), e onde permaneço lecionando, todas as segundas-feiras, por mais de uma década. Foi lá que comecei a lecionar Direito do Consumidor. Já advogava nessa área e, então, pude permear as minhas aulas com uma série de casos práticos, de situações concretas que precisariam ser enfrentadas – e resolvidas – pelos alunos.
Foi na UNIMONTE que lancei meu primeiro livro, fruto da minha dissertação de Mestrado, defendida em 2004, e que hoje já está na segunda edição, com a tiragem esgotada.

NOVO DESAFIO: DOUTORADO

Dissertação da tese de Doutorado

Depois veio o Doutorado em 2010, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mais um processo seletivo e lá estava eu seguindo nos estudos. Novas pessoas, novos desafios, uma excelente experiência. Em 2012 tive a oportunidade para lecionar na Casa em que me formei e onde estou até hoje, agora também como professor vinculado ao programa de Pós-Graduação.
TRAJETÓRIA À FRENTE DO PROCON/SANTOS

A Defesa do Consumidor

Procon Santos Fui convidado pelo Prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) para coordenar o então Centro de Informação, Orientação e Defesa do Consumidor – CIDOC. Em 05/01/2013, assumi a Chefia deste importante Órgão, transformando-o, mais tarde, no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/Santos. As mudanças não se restringiram ao nome. Criamos o disque-consumidor, site, aplicativo, postos avançados (hoje são seis), um espaço próprio para as conciliações, batizado de Resolve Aqui, além da formalização de muitas parcerias com outros órgãos públicos e também grandes fornecedores.
rafael_quaresma__121

Quase duas décadas de docência

Os novos desafios, as novas oportunidades nunca me afastaram da minha maior paixão: a sala de aula. Durante todo esse período, com mais ou menos turmas, em mais ou menos Universidades, sempre recebi essa energia das turmas, o que serve de combustível para sempre seguir adiante.
Ainda acumulei experiências em outras Instituições ao longo desse período, dentre elas a ESAMC (de onde estou licenciado), a UNIP, aqui em Santos, e a UNISANTOS, onde além de professor também fui o coordenador da Pós-Graduação em Direito do Consumidor.
Mais recentemente, em 2019, fui convidado para lecionar na STRONG-ESAGS, conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), me permitindo a primeira experiência com aulas EaD.

E SEJA AVISADO QUANDO EU PUBLICAR NOVOS ARTIGOS

Assine a Newsletter

Fique por dentro